Pensando nas possíveis mudanças das estratégias de ensino, entendo que se faz necessário o professor mediar um trabalho que leve o aluno a produzir, criar e ser autor de sua criação, o que não tem acontecido, pois, a escola segundo DEMO em uma palestra em 2008 “Na escola, a criança escreve porque tem que copiar do quadro. Na internet, escreve porque quer interagir com o mundo”.
Sabemos que a criança hoje já nasce sob uma nova ótica para as tecnologias e não tem dificuldade nenhuma para manuseá-las, cabe então, ao professor assessorá-la de maneira que desenvolva suas habilidades pedagógicas entendendo que esse trabalho para a criança é uma forma real de aprendizagem.
Ao produzir um blog, uma apresentação em slides, uma interação via e-mail, a criança está comunicando e aprendendo de forma prazerosa, pois, estará escrevendo, lendo e criando sem às vezes perceber seu próprio aprendizado. Em um jogo, a criança precisa ler e raciocinar para conhecer s regras do mesmo, mudá-las, discuti-las, sem contar que tem imagem, texto, animação e tudo isso no computador é mais atrativo para ela.
Segundo DEMO (2008), para que aconteçam mudanças na escola, o professor precisa mudar, pois, é a figura fundamental, “Ele é a tecnologia das tecnologias”, e par isso é necessário arrumar uma pedagogia em que o professor nasça de uma maneira diferente e não seja só vinculado a dar aulas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário