domingo, 14 de março de 2010

DESCOBRINDO MAIS SOBRE HIPERTEXTO

O estudo sobre hipertexto me levou a pensar sobre a sua importância e o quanto é enriquecedor para uma leitura, como nos explica a Wikipedia:
. Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta. (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto)
Outro fator importantíssimo foi perceber que esse termo não á atual, e não acontece somente com a informática, vejamos:
A idéia de hipertexto não nasce com a Internet, nem com a web. De acordo com Burke (2004) e Chartier (2002) as primeiras manifestações hipertextuais ocorrem nos séculos XVI e XVII através de manuscritos e marginalia. Os primeiros sofriam alterações quando eram transcritos pelos copistas e assim caracterizavam uma espécie de escrita coletiva. Os segundos eram anotações realizadas pelos leitores nas margens das páginas dos livros antigos, permitindo assim uma leitura não-linear do texto. Essas marginalia eram posteriormente transferidas para cadernos de lugares-comuns para que pudessem ser consultadas por outros leitores.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hipertexto
Tanto os hiperlinks como as notas de rodapé, ou explicativas podem ser denominadas de hipertextos, é o que posso concluir até o momento.Percebe-se portanto que a utilização de hipertextos só vem contribuir para que a leitura se torne mais interessante, uma vez que, ao buscarmos mais informações sobre o que estamos lendo, enriquecemos o nosso conteúdo e possibilita maior aprendizagem, outro fator é que deixamos um pouco de lado a concepção de leitura linear.



Valtisia/09

Nenhum comentário:

Postar um comentário